Copyscape

Protected by Copyscape Duplicate Content Check

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Bolacha recheada e as fases da lua

Imagem de : http://oextensionista.blogspot.com.br/2012/09/influencia-lunar-nas-relacoes-entre.html#.Vbkf9flViko
Astronomia é um tema que os alunos adoram, desperta muita curiosidade, entretanto eu acho bem complicado trabalhar astronomia por vários motivos:

1. Não sou fã da idéia de maquetes do sistema solar, embora ela tenha sua importância pedagógica. Uma maquete do sistema solar desenvolve a coordenação motora na execução, e auxilia na compreensão dos planetas do sistema solar e sua ordem a partir do sol, porém dificilmente, digo nunca, ela vai evidenciar a grandiosidade do tamanho do sistema solar. (Outra hora como eu posto como eu de trabalhar com esta grandiosidade)

2. Astronomia é tão complicado de explicar e ensinar quanto citologia, o macro e o micro não fazem parte do cotidiano dos alunos, então evidencia-los é algo que exigi a maior quantidade de recursos disponíveis para evidenciar o quão macro estamos falando e o quão micro uma célula ou um átomo podem ser.

3. Eu leciono em uma escola estadual, então recursos é uma coisa limitada no meu dia-a-dia em sala de aula, infelizmente.

Mas enfim, vi em um site na internet esta idéia, se não me engano foi no Pinterest, e achei bem válida e resolvi tentar.

Demostrar as fases da Lua em bolachas (ou biscoitos se você for de outras regiões do Brasil, não São Paulo..rs)

Objetivo:

  • Evidenciar a relação Sol, Lua, Terra para demostrar as fases da Lua


Materiais:

  • 1 pacote de bolacha recheada com bolacha escura e recheio branco (tem várias marcas no mercado)
  • 1 prato grande descartável
  • Cola branca
  • Plastico Filme


Procedimentos

Nas aulas, o final do conteúdo de astronomia era as fases da lua, após as aulas explicativas e expositivas do tema utilizando a apostila e o livro didático, apresentei aos alunos a proposta da atividade.

Como manusear alimentos na sala de aula é uma tarefa um tanto complicadinha, expliquei a elaboração do trabalho, mas este deveria ser executado em casa. Deixei colado na sala de aula, um modelo, no qual eles poderiam se basear e consultar a qualquer momento.

Resultado:




Conclusões:
Tirando o cheiro de bolacha que até hoje me enjoa só de lembrar, adorei o resultado. Solicitei o trabalho individual, o que rendeu pratinhos e mais pratinhos, mas sim, ele pode ser executado em duplas e até mesmo na escola se você tiver espaço adequado para isto (com pia e água para lavas as coisas)

Obs: Uma aluna, "lambuzou" as bolachas depois de confeccionadas com cola e o dela ficou parecendo plastificado, diminuindo o cheiro e aumentando a durabilidade. Fica a dica, afinal, ninguém vai comer isto depois, vai?

A atividade foi realizada com os alunos da 7 série/8 ano A, B, C e D em 2014 e ficaram em exposição na Feira Cultural.

Prof Juliana Hilario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou e está interessado em compartilhar suas idéias, fique a vontade para escreve.