http://free-stock-illustration.com/read+write+inc |
O desenvolvimento da competência de leitura e escrita envolve todas as disciplinas.
Nunca achei que ler e escrever fosse tarefa apenas da disciplina de língua portuguesa, afinal, usa-se muita leitura e interpretação em ciências também
Saber ler um artigo científico, um relatório, interpretar uma imagem, um gráfico e uma tabela é importante para a vida toda, vai muito além da vida escolar.
Sempre trabalho com atividades de Leitura e escrita nas aulas de ciências, buscando desafiar os alunos sempre, utilizando de linguagens diferentes e materiais diversos.
Para os alunos dos anos finais do Ensino fundamental, eu utilizo bastante artigos e reportagem da Revista Ciência Hoje das Crianças.
A linguagem é adequada, e a leitura é bem diversificada, pois há deste reportagens atuais sobre assuntos científicos do momento, até experiencias simples que podem ser feitas na sala de aula ou em casa.
Recentemente, na 6 série/7 ano, dentro do conteúdo de evolução, trabalhei com os alunos o texto:
Ovo ou a galinha. A galinha poedeira e a paleontologia ajudam a desvendar o célebre mistério.
Antes da leitura, uma sensibilização com os alunos é muito importante para, além de, despertar a curiosidade e interessa pelo assunto, mas também conhecer o conhecimento prévio que eles fazem sobre o tema.
Nesta sensibilização, faço questionamentos como ; "Afinal de contas, quem veio primeiro: O ovo ou a Galinha". E vamos anotando na lousa, as opiniões e os argumentos que eles apresentam para justificar suas opiniões.
A partir daí, sem apresentar provas ou argumentos científicos, importante ser parcial neste momento, os alunos são apresentados ao texto.
Fazemos a leitura com a participação de todos.
OBS: Sei que alguns alunos são bem resistentes em ler em voz alta para a classe, mas quanto a leitura é um hábito da aula, e eles percebem que não há brincadeirinhas e nem "tiração de sarro" por algum erro de leitura, eles perdem esta resistência e gostam de participar.
Durante a leitura, é importante verificar se eles conhecem todas as palavras do texto e elaborar um glossário, caso haja dificuldades de entendimentos do vocabulário.
Este glossário pode ser feito individualmente, ou em conjunto com a classe e até em grupos, pesquisando nos dicionários e anotando os significados.
Deste momento em diante a interpretação do texto entra em cena.
Uma discussão, com a participação dos alunos, entendendo o que eles entenderam, suas opiniões sobre os argumentos apresentados e a comparação sobre as primeiras opiniões coletadas da sensibilização, auxiliam na criação de justificativas com baseamento científico nos estudantes.
Como sugestão para a finalização e até mesmo avaliação desta atividade, pode-se pedir aos estudantes a escrita de uma pequeno texto expondo seus argumentos antigos e relaciona-los com os novos argumentos obtidos da leitura. A atividade pode ser individual ou duplas para que haja maior discussão das idéias e aprofundamento das discussões.
Para saber mais:
O desafio de ler e compreender em todas as disciplinas - Revista Escola
Desenvolvimento da competência leitora e Escritora - Congresso Brasileiro de Qualidade da Educação - Painéis
Prof Juliana Hilario
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se gostou e está interessado em compartilhar suas idéias, fique a vontade para escreve.