É tão simples e muito lúdica, o aprendizado dos alunos é incrível
Montando um esqueleto humano em papel.
Olha, pesquisando na internet, o que não falta são modelos de esqueleto para imprimir e montar, tem de todos os tamanhos e formas, alguns mais complexos e outros mais simples, com os ossos já prontos, facilitando a montagem.
Eu queria um molde de um tamanho específico, que os alunos tivessem que desenhar e identificar os principais ossos do corpo humano, então eu mesma desenhei e montei os moldes em papel cartão.
Muita calma nesta hora, eu não sou artista mas a tecnologia nos permite isto...rs
Imprimi um esqueleto que achei na internet do tamanho que eu queria, juntei as partes e fiz os moldes para os alunos. (na verdade fiz um kit com 4 moldes, justamente para cada grupo trabalhar sem ter que esperar o outro desocupar o molde)
Deu um trabalhinho, viu. Mas eu guardei e já usei o mesmo kit de ossos por 4 anos seguidos, então é trabalhoso para a primeira vez, mas reaproveitável com outras turmas nos anos seguintes.
Vamos a atividade
Material:
- 2 cartolinas brancas
- 2 papeis pretos (Color set ou papel cartão)
- cola branca e tesoura
- Canetão permanente preto
Procedimentos:
Após o conteúdo de sistema esquelético, expliquei aos alunos que iriamos por a mão na massa. Montar um esqueleto.
Eles formaram grupos de até 4 alunos e providenciaram os materiais.
Cada grupo deveria desenhar e recordar os moldes dos ossos separadamente, eram ao todo 22 ossos.
Fazer o tronco e desenhar os detalhes com o canetão, pois ia ficar muito difícil recortar nesta região entre os ossos. Contornar todos os ossos com o canetão, fazendo os detalhes.
Depois da ossada pronta, unir com a cola as duas folhas pretas (o color set é mais maleável para isto e foi mais fácil e rápido que o papel cartão).
A partir daí, iniciar a montagem do esqueleto, neste momento eles deveriam observar o molde completo na lousa e tomar o cuidado de colocar o osso na posição correta, mas não necessariamente na posição anatômica, eles podiam montar o esqueleto fazendo "poses".
E para finalizar, identificar os ossos.
Resultados:
Os alunos se divertem, e aprendem brincando com o esqueleto, ouvia eles comentando dias depois, "Nossa, tô com dor na patela"; "Fulano quebrou o rádio. Eu já quebrei a tíbia"; "Bati o coccix, nossa, doeu".
Atividade dos alunos da querida e parceira Prof Viviane em 2014 |
Vale a pena realizar esta atividade, já fiz ela vários anos e farei novamente.
A ossada foi feita pelos alunos dos 9 anos de uma escola estadual da zona leste de São Paulo nos anos 2015, 2014, 2013, 2012.
Prof Juliana Hilario
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se gostou e está interessado em compartilhar suas idéias, fique a vontade para escreve.