No ano de 2010, na escola em que trabalho, a feira cultural foi temática por série/ano.
O tema dos 9 anos/8 série era Leonardo da Vinci
Todos os professores daquelas turmas se juntaram e discutiram como poderiam trabalhar com os 9 anos dentro deste tema, cada um dentro de sua disciplina
Eu, prof de ciências, e a prof de matemática trabalhamos o estudo sobre Anatomia Humana que Leonardo fazia.
Primeiramente foi feito, junto com as disciplinas de história e língua portuguesa, um levantamento sobre quem era Leonardo e uma biografia breve deste pintor/ artista/ escultor/ musico/cientista/arquiteto/engenheiro/inventor.
Em um segundo momento, apresentei com o uso de recursos de mídias, como o Power Point, uma apresentação sobre os desenhos anatômico de Leonardo, sua fascinação pelo corpo humano e o quanto isto poderia ter avançado nos estudos científicos, se não fosse os impedimentos religiosos e culturais da época.
A partir desta introdução iniciamos as atividades com os alunos com uma das obras mais conhecidas de Leonardo: O Homem Vitruviano
Imagem de: pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano |
A Professora de matemática e eu trabalhamos as proporções anatômicas.
Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquitecto/arquiteto romano Vitrúvio na sua série de dez livros intitulados de De Architectura, um tratado de arquitetura em que, no terceiro livro, ele descreve as proporções do corpo humano masculino.
Testamos com os alunos estas proporções e cálculos.
Deste momento em diante, iniciamos as atividades expositivas para a feira cultural.
Os alunos foram separados em grupos de 3 a 4 estudantes e deveriam pesquisar imagens dos desenhos anatômicos de Leonardo da Vinci.
Após a pesquisa, trazer estas imagens para a escola para realizar a atividade.
Os materiais necessários foram papel Canson A4 e lápis de escrever preto, preferencialmente B6.
Comparando os desenhos de Leonardo pesquisados e livros de anatomia, ou até mesmo os livros didáticos de Ciência, eles deveriam fazer réplicas dos desenhos, como se fossem o próprio Da Vinci.
Após a confecção, as folhas de Canson foram tratadas com café e água para parecerem envelhecidas e as beiradinhas eu queimei com uma vela para dar um efeito de pergaminhos antigos.
Olhem o resultado:
Particularmente eu amei o resultado, tenho até hoje folhas guardadas e não tenho coragem de jogar fora.
Os alunos participaram ativamente de todas as partes do projeto e se empenharam muito nas realizações.
Lembrando: A escola na qual leciono é uma escola estadual da cidade de São Paulo na Zona Leste.
A atividade foi realizada no ano de 2010 com as 8 série/9 anos A e B do Ensino fundamental Ciclo II
Para saber mais consulte:
Professora Juliana Hilario
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se gostou e está interessado em compartilhar suas idéias, fique a vontade para escreve.