Em 2012, com 2 turmas do 8 ano/7 série, como forma de aproximar mais o conteúdo de ciências dos alunos, elaboramos um projeto de anatomia.
Objetivo:
- Estudar os principais sistemas do corpo de maneira mais lúdica e visual.
- Identificar os principais órgãos e suas respectivas funções fisiológicas
Procedimentos:
Primeiramente nas aulas, foi apresentado os sistema do corpo humano (Sistema Respiratório, Sistema cardiovascular, Sistema excretor e Sistema digestório) utilizando o material didático, a apostila de ciências, aulas expositivas com o power point e vídeo-aula.
Para a atividade avaliativa, os alunos deveriam ser divididos em grupos de 3 ou 4 estudantes e elaborar com o auxilio de livros e mapas ilustrativos do corpo humano, ilustrações de um dos sistemas estudados.
Materiais utilizados:
- Cartolina
- Lápis de cor
- Canetas hidrográficas
- Giz de cera
- Mapas ilustrados dos sistemas digestório, respiratório, cardiovascular e excretor. (Podem ser substituídos por imagens em livro e até mesmo da internet)
Os alunos receberam um molde de um corpo humano, para fazer o contorno e assim desenhar e identificar os órgãos dos respectivos sistemas.
Confira o resultado de alguns do trabalhos.
Os trabalhos foram expostos nos corredores da escola.
Os alunos se divertiram bastante fazendo os desenhos e perceberam as localizações dos órgãos no corpo humano.
Esta atividade foi muito importante para a assimilação do conteúdo de modo eficaz e o resultado nas avaliações bimestrais da escola foi satisfatório
Lembrando, o trabalho foi realizado em 2012, com a 7 série A e B de uma escola estadual na zona leste do Estado de São Paulo.
Prof. Juliana Hilario
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se gostou e está interessado em compartilhar suas idéias, fique a vontade para escreve.